Guia de Suporte - Dicas, Wards, Builds - League Of Legends


Quem são e o que fazem os Suportes?

Os suportes são aqueles, como o nome já diz, que dão suporte para a equipe durante toda a partida. As funções de um suporte durante a partida vão muito além de apenas ficar parado no mato vendo o seu Ad Carry farmar, colocando wards no rio de vez em quando e reclamando do ADC quando morre ou perde algum farm. Isso é justamente o que suportes ruins geralmente fazem. E nós temos certeza de que você não é esse tipo de suporte ou não pretende ser um.

Durante a fase de rotas, os suportes são responsáveis, dentre outras coisas, em:

  • Harass (atrapalhar os adversários causando dano, grabs ou stuns).

  • Proteger o ADC.

  • Garantir o controle de visão para manter a rota protegida de Ganks.

  • Alertar os companheiros o posicionamento do jungler inimigo.

  • Ganks e Roamings para auxiliar as outras rotas, quando possível.

Já durante o restante da partida, você deverá:

  • Manter o controle de visão do mapa com Wards e Pinks (Mas lembre-se, essa responsabilidade não é apenas dos suportes).

  • Proteger os Carries de sua equipe.

  • Trazer utilidade durante as Teamfights (Curas, Stuns, Iniciações, Etc).

Tipos de Suportes

Existem alguns grupos de suportes que possuem características diferentes, e por conta disso, podem auxiliar sua equipe de maneiras diferentes.

Suportes Tankers: Possuem uma grande quantidade de vida e defesa, por isso podem atuar na linha de frente, podendo iniciar lutas ou pará-las.

Suportes de Harass: Geralmente são suportes que têm um alto potencial de dano, capazes de dar Harasses e Pokes constantemente, ou mesmo burstar adversários. São muito úteis para dificultar o farm dos ADCs inimigos ou gastar os adversários antes de uma Teamfight.

Suportes de Utilidade: Conseguem apoiar a equipe com habilidades de utilidade, como controles de grupos, stuns, curas, mobilidade e mais. São muito úteis para proteger aliados, iniciar Teamfights ou desarmar lutas.

Mastery

As masteries são muito pessoais e podem variar de acordo com cada campeão e o estilo que você joga com cada um. Entretanto, abaixo deixamos algumas Masteries para que possa usar como base.

Mastery Tankers

Mastery Harass 1 (Annie, Zilean, ...)

Mastery Harass 2 (Sona, Karma, ...)

Mastery Utilidade

Runas

Assim como as Masteries, as Runas são muito pessoais, pois podem variar de campeão para campeão e do seu estilo de jogo. Abaixo vamos apresentar as principais Runas utilizadas pelos Suportes e quando são interessantes serem usadas.

Marcas:

Penetração Mágica: Indicada para a maioria dos Suportes Magos de Harass e Utilidade, pois lhe concederá maior dano contra os adversários.

Armadura: A Marca mais indicada para os Suportes Tankers, concedendo maior resistência, principalmente no early game na fase de rotas.

Penetração Híbrida: Runa um pouco mais cara que a de Penetração Mágica, mas que pode ser muito útil também para Suportes de Harass e Utilidade, pois além de aumentar o dano mágico, também aumenta o dano dos ataques básicos.

Dano de Ataque: Essa marca não é tão usual, mas também pode ser uma boa opção para Suportes que utilizam muito dos ataques básicos, como Thresh e Blitzcrank.

Selos:

Armadura: Sem sombra de dúvida o Selo mais usado pelos Suportes. É usada por praticamente todos os Suportes, sendo eles Tankers, Harass ou Utilidade. Muito útil, pois concede maior resistência contra ataques básicos do ADC inimigo.

Vida: Uma segunda opção para substituir o Selo de Armadura. Geralmente é utilizada por Tankers que já usam a Marca de Armadura e opta por uma Vida adicional.

Grifos:

Resistência Mágica: Esse grifo pode ser utilizado por qualquer suporte, independente de Tanker, Harass ou Utilidade. É a principal opção para Suportes Tankers.

Poder de Habilidade: Alguns Magos Harassers e de Utilidade podem optar por ser mais agressivo e substituir alguns Grifos de Resistência Mágica, ou mesmo todos, pelo Grifo de Poder de Habilidade.

Resistência Mágica Escalonada: Você pode substituir o Grifo de Resistência Mágica por esse para garantir maior resistência no final do jogo. É recomendado caso não venha a enfrentar adversários APs no começo do jogo.

Quintessências:

Armadura: A principal opção para Suportes Tankers, pois concede uma grande quantidade de resistência, principalmente na fase de rotas, mas também para o restante da partida.

Poder de Habilidade: A principal opção para Magos Harassers e Utilidade, pois concede uma grande quantidade de Poder de Habilidade, maximizando o dano causado e a efetividade das habilidades.

Penetração Híbrida: Outra opção viável para Suportes que dão muitos ataques básicos durante a partida, ou que aplicam tanto danos físicos como mágicos.

Velocidade de Movimento: Ótima opção para praticamente todos os Suportes, pois concede maior velocidade de movimento, facilitando grabs, utilidades ou mesmo para garantir maior presença de mapa.

Wards

Já é conhecido que visão ganha jogo no League Of Legends. Por isso, é super importante que você como suporte saiba como wardar bem o mapa, de forma que o seu time consiga as informações necessárias para tomar as melhores decisões.

É importante que você tenha consciência que wardar não é função exclusiva do suporte, pois todas as posições devem ajudar na visão de mapa. Entretanto, o suporte, junto com o jungler, é aquele que tem as melhores condições de observar o jogo. Por isso, sempre lembre os seus companheiros de comprar wards e comunique-os onde você deseja que eles coloquem as wards.

No mapa abaixo, estão as principais posições para wardar. Perceba que existe estratégias diferentes para wardar, dependendo se você estiver no Lado Roxo ou Azul.

Legendas:

Amarelo: Wards da Lane

Verde: Wards Intermediárias (Controle de Objetivos e Pontos Chaves do Mapa)

Azul: Wards Defensivas (Geralmente posicionadas quando seu time está perdendo e sendo pressionado)

Vermelho: Wards Ofensivas (Geralmente posicionadas quando o seu time está pressionando o time adversário)

Mapa de Wards Lado Roxo

Mapa de Wards Lado Azul

Lembre-se que você deve posicionar as suas wards com inteligência, pois é um recurso limitado. O seu time nunca conseguirá ter 100% de visão de todo o mapa, por isso, vocês devem entender os momentos de jogo e posicionar as wards de acordo com os objetivos. Alguns exemplos:

  • O seu time está perdendo e sendo pressionado, é preciso posicionar wards defensivas para poder prever as ofensivas inimigas e poder antecipá-las.

  • O dragão ou barão estão para nascer: é importante ganhar visão da região para garantir o objetivo.

  • O seu time está ganhando e pretende puxar a torre do top: é importante wardar a jungle do lado do top para não serem surpreendidos ou mesmo para facilitar pick-offs.

  • Você e seu AD Carry estão sendo pressionados na torre e estão jogando contra junglers ou mid laners que dão dive com facilidade: é importante wardar o treebush ou mesmo wards mais profundas, para antecipar o quanto antes o movimento inimigo.

Esse mapa é apenas para sua referência dos principais pontos para serem wardados.

Entretanto, não necessariamente você deve wardar os pontos destacados. Tente variar suas wards para que elas não fiquem muito manjadas e facilmente detectadas.

Entender quais são os locais estratégicos para posicionar suas wards é importante, não apenas para dar visão ao seu time, mas também para facilitar a prever onde os seus inimigos posicionaram as wards. Tão importante quanto obter visão é negar visão inimiga.

Quanto às lentes detectoras, busque sempre perceber onde os seus inimigos estão wardando. Com o tempo você perceberá mais facilmente aonde eles vão wardar, de acordo com os momentos do jogo. Sempre tente usar as lentes detectoras em locais que vão cobrir os maiores pontos possíveis de ward.

Builds

Não costumamos deixar builds prontas em nossos guias, pois acreditamos que as builds podem variar muito de campeões para campeões ou mesmo de jogos para jogos. Entretanto, vamos reunir os principais itens construídos por cada tipo de suporte para que você tenha ao menos uma noção básica do que buildar

Dicas Gerais

  1. Fique sempre atento à visão do mapa, ela garantirá informações essenciais para vencer a partida. Distribua suas wards com inteligência, de acordo com os seus objetivos de cada momento do jogo. Não posicione uma ward apenas por colocar, pois esse é um recurso limitado. Lembre-se que o controle de mapa não se baseia apenas em ter visão, mas também negar visão inimiga. Acostume-se a ler o jogo de seu oponente para utilizar sua lente detectora com mais eficiência. Sempre lembre os seus companheiros para também comprar wards ao sair da base.

  2. Utilize sua Lente Detectora de forma a cobrir a maior área possível, e que lhe possibilite de destruir o maior número de wards.

  3. Durante a fase de rotas, observe onde o seu adversário está warda e informe o seu jungler, para que ele possa gankar sem ser detectado.

  4. Se estiver jogando contra um jungler que tenha mecanismos para se aproximar rapidamente em um gank, como Kha'zix, Jarvan e Vi, tente wardar com mais profundidade, de forma que você possa detectá-lo com antecedência e evitar o gank.

  5. Não esqueça de utilizar as habilidades ativas de itens como Medalhão dos Solari de Ferro, Cadinho de Mikael e Redenção. Em muitas Team Fights, eles são o grande diferencial para definir se ganharão ou não a luta.

  6. Conheça cada campeão que está utilizando, e extraia os seus pontos fortes. É comum ver jogadores de Braum, por exemplo, dando chase no tanker inimigo, enquanto o seu AD Carry está morrendo, durante as TFs. Por isso, saiba se o seu Suporte é forte em Dano, Proteção, Engages, Cura... Enfim! Identifique os pontos fortes e execute tais funções.

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