Guia de ADC - Dicas, Técnicas e Builds - League Of Legends


Olá Hawkers! Esse é um guia feito para ajudar principalmente novos jogadores que estão começando a jogar de ADC (Ad Carry), também chamados de Atiradores no Brasil. Se você já for um jogador experiente, provavelmente achará algumas informações contidas nesse guia óbvias demais, mas acreditamos que poderá ajudar muitos novos jogadores ou mesmo jogadores experientes que não estão acostumados a jogar na posição.

1. Quem são os ADCs?

Os ADCs são, de maneira geral, aqueles que utilizam seus ataques básicos para dar dano. São baseados em dano físico (AD), atacam a distância e costumam construir bastante velocidade de ataque para desferir mais ataques básicos. São a principal fonte de DPS (Dano por segundo; dano constante) do time e a maior arma para levar objetivos no jogo como torres, dragões e barão.

Para compensar seu alto dano, os ADCs são muito frágeis, morrendo facilmente. Então devem se posicionar muito bem durante as lutas e são protegidos pelos companheiros de equipe para que possam desferir a maior quantidade de dano possível. Geralmente vão para a rota inferior junto com os suportes, onde o maior objetivo é farmar (explicação abaixo) a maior quantidade de minions possíveis para arrecadar dinheiro e comprar os itens.

2. Posicionamento

Os ADCs são de maneira geral os alvos mais frágeis do jogo. Os magos mesmo sendo frágeis e morrerem rapidamente, normalmente possuem habilidades que asseguram mais durabilidade e recursos para se reposicionarem nas lutas. Por isso, o posicionamento é uma questão muito importante, quando falamos de ADCs. Dificilmente um ADC sobrevive se for pego fora de posição.

Você como ADCs deve sempre tentar ficar atrás dos seus companheiros, principalmente daqueles que podem lhe dar suporte e proteção durante as team fights. Isso não quer dizer que você ficará a quilômetros de distância da sua equipe. O importante é sempre estar em uma zona de segurança que não possibilite a equipe adversária iniciar a luta em você ou te pegar de surpresa.

Essa zona de segurança poderá variar da composição de seu time e principalmente do time inimigo. Se estiver jogando contra um Malphite, por exemplo, você deve evitar ficar muito próximo de seus companheiros, pois há grande chance de iniciação rápida, independente se estiver atrás dos seus companheiros ou não. Já em outros jogos, ficar apenas atrás de seus companheiros, será o bastante para garantir sua segurança. Essa noção você só pegará ao longo dos jogos e com a experiência, mas o que queremos passar aqui é que você deve sempre buscar estar em uma zona segura para sobreviver.

É comum ouvirmos durante as partidas outros jogadores reclamarem: “Foca o ADC... Foca o Carry”. Mas a realidade é que nem sempre você será capaz de focar o Carry adversário. Procure sempre atacar aqueles oponentes que você consegue atacar dentro da sua zona de segurança. Nunca entre no meio da team fight para focar o ADC inimigo se isso não for seguro. A sua função dentro do jogo é dar a maior quantidade de dano constante possível e você só será capaz de fazer isso se permanecer vivo. Então se você só puder atacar o tanker inimigo, ataque-o. Se você tiver a opção, dentro da sua zona de segurança, de atacar o carry inimigo, priorize ataca-lo, mas nunca arrisque sua vida para fazer isso. AD Carry bom é AD Carry vivo.

3. Farm/Last Hit

Farmar ou dar Last Hit é quando você dá o último ataque que mata um minion, fazendo com que receba ouro. É uma das questões mais importantes para os ADCs, pois grande parte do ouro conquistado por eles vem do farm. Em uma partida de elo maior, dificilmente você conseguirá eliminações em cima do ADC e do suporte inimigo, a não ser que os mesmos errem ou sejam gankados. Então o seu foco durante a fase de rotas é de farmar o máximo possível para arrecadar mais ouro e conseguir construir os seus itens para a partida.

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para farmar melhor, para isso você terá que treinar e treinar. Uma dica legal é todos os dias treinar durante 15 minutos em partidas personalizadas. Assim não fica aqueles treinamentos longos e tediosos e depois de um mês você já vai sentir a diferença. Acostume-se a se movimentar enquanto farma, pois durante a fase de rotas você não poderá ficar parado. Durante os treinos, evite comprar itens, pois quanto menor for seu dano, mas difícil e preciso devem ser seus last hits. Fazendo isso durante 1 mês, você já vai começar a perceber os resultados e farmará com mais naturalidade. Ao lado, está uma tabela com a quantidade de farm máximo que você pode alcançar farmando apenas as ondas de minions da sua rota. Se não errar nenhum last hit até os 11:05 minutos, você terá 120 de CS. É claro que dificilmente você acertará todas os last hits, mas a tabela serve para você ter um parâmetro se o seu farm está bom ou não.

4. Builds

Nós não gostamos de recomendar builds prontas, pois sabemos que a construção dos itens dependerá da situação de cada jogo e estilo de cada jogador. Por isso, preferimos que você conheça todos os itens e saiba o melhor momento de usar cada um. Temos um guia aqui na Academia Hawkon que ajuda a entender cada item e quando usa-los (Saiba Quando Usar Cada Item no League of Legends).

Entretanto, vamos deixar abaixo as builds que normalmente são construídas pelos jogadores profissionais. Fizemos algumas pesquisas na base de dados do site ProBuilds, que mostra as tendências das builds dos jogadores profissionais a cada novo patch, e identificamos os itens que a maioria dos pro players optam para construir, assim como a ordem que são comprados, para cada campeão. Essa lista foi construída no Patch 6.9 e temos intenção de atualiza-la pelo menos uma vez ao mês para vocês terem como base.

Utilize o Ctrl + F para encontrar o Campeão Desejado

Ashe e Jinx

Caitlyn

Corki

Ezreal

Jhin

Kog'Maw

Lucian

Miss Fortune

Sivir

Tristana

Twitch

Varus

Vayne

5. Kite

O Kite é uma mecânica muito usada pelos ADCs. Trata-se de atacar e andar repetidamente, de forma a dificultar que seus adversários te acertem com habilidades ou cheguem até você durante as lutas. Para executar a técnica você simplesmente deve se movimentar para trás (ou qualquer outra direção) a cada ataque básico que desferir. O kite permite que você se reposicione a cada ataque básico e fique melhor protegido.

Essa técnica é interessante de ser usada naquelas situações em que algum adversário está lhe perseguindo para mata-lo. Se você kaitar nesses momentos, ao invés de apenas correr do adversário, você pode correr atacando e desferindo dano. Você já deve ter visto em alguma partida o tanker morrendo tentando alcançar um ADC, não é? Pois é, essa é a força do kite.

Como não é novidade, você deve treinar bastante até conseguir executar o kite com perfeição, sem se confundir. Não é uma técnica difícil de ser executada, mas se você não está acostumado a usá-la, sempre acaba se confundindo e se matando. Mas é tudo questão de prática.

Uma dica para começar a kaitar é começar a praticar com tudo que você vê pela frente. Vai farmar? Farma kaitando. Vai atacar uma torre? Ataca kaitando. Com o tempo você fará isso naturalmente e terá mais agilidade.

A maioria das pessoas kita usando o comando “A” do teclado. Para quem não sabe, o “A” ordena seu campeão a andar atacando a unidade inimiga mais próxima. Basta você clicar no “A” e botão esquerdo no alvo. A maior vantagem em kaitar utilizando o “A” é que você ganha agilidade. Por exemplo, em confrontos 1x1, basta você clicar no chão que já atacará o seu alvo, sem a necessidade de clicar no campeão adversário.

6. Permaneça Vivo

Essa dica parece meio óbvia, pois é claro que devemos tentar ficar vivos independente da posição que estivermos jogando. Mas no caso dos ADCs, é muito especialmente importante permanecer vivo após uma luta. Muitas vezes não paramos par pensar, mas os ADCs não são apenas uma fonte de dano do time, mas sim o DPS (Dano constante, dano por segundo) do time. Eles são os jogadores mais importantes para levar objetivos no jogo (barão, dragão, torre, etc). Quando o ADC morre em uma team fight, o time perde grandes chances de levar objetivos, mesmo ganhando a luta. Por isso, AD Carry bom é AD Carry vivo. Lembre-se sempre da zona de segurança e tente permanecer vivo.

#guiaadc #tutorial #dicasadcarry #comojogardeadc #leagueoflegends #lol #farmadc #posicionamento #lasthit #builds #adc #kite

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Sem-Título-2.png
ARTIGOS EM DESTAQUE
hawkon severus mouse gamer

Faça parte de nossa lista de email para ficar por dentro de todas as novidades da Hawkon e ainda concorrer a prêmios incríveis todos os meses!

Produtos

 

Suporte

 

Prazo de Entrega

Dados da Loja

 

CNPJ: 04.761.933/0001-52

Endereço: Rua Lima e Silva, 617 - Ipiranga

CEP 04215-020

São Paulo-SP

Telefone: (11) 2062-7989

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright 2016 Hawkon Studios - Todos os direitos reservados