Marketing para times de E-Sports - Parte 2


Entender o marketing, e mais do que isso, saber faze-lo dentro de sua equipe, é de suma importância para o seu crescimento. Na primeira parte desse artigo (acesse aqui), nós vimos que o marketing está relacionado a conhecer seu público, para que então você possa produzir e entregar conteúdos que ele deseja, de forma que possa gerar receita ou mesmo lucrar. Portanto, nós vimos que o trabalho do marketing de times de esporte eletrônico não é apenas buscar novos patrocinadores, muito pelo contrário, isso é o resultado de todo um trabalho de marketing.


Analisando um time mais de perto, concluímos que seu público são os fãs e torcedores que os apoiam. Vimos também que eles seguem sua equipe por entretenimento, para passar o tempo, se diverir ou aprender a jogar melhor. Ou seja, você deve proporcionar isso aos seus fãs. Ninguém acompanha sua equipe porque gostou de sua logo. Então, o trabalho que o marketing de sua equipe deve fazer é produzir conteúdos que entretenham seus fãs. Assim, o time terá mais fãs, cada dia mais fiéis e engajados, e como consequência, mais pessoas vão querer investir.


Na primeira parte do artigo, nós mostramos algumas formas de entreter os fãs de sua equipe, que podem dar certo ou não, dependendo de cada perfil de fã. Você só irá descobrir isso testando. Agora, iremos mostrar formas de como se conectar com seus fãs e de gerar receita com o marketing de sua equipe.


Dicas para Conectar com os Fãs


É importante a equipe estar presente em todas as redes sociais, pois onde quer que seus fãs vão, eles poderão encontra-la. Você deve se conectar com mais de uma forma com eles, pois não é todo mundo que usa Facebook, Twitter ou Youtube. Claro que se você não tiver condições de gerenciar todas as redes e gerar conteúdos qualificados para todas elas, é melhor focar nas principais, de início. Vale ressaltar que para cada uma das redes, você trará conteúdos diferentes, por serem ferramentas com propósitos diferentes.


  • Twitter


Uma das melhores redes sociais para interagir diretamente com o seu público. Te permite atualizar e se relacionar várias vezes ao dia. Mas cuidado, não abuse da ferramenta. Seja claro e objetivo, de forma que suas mensagens caibam em uma única mensagem. Retweet e interaja com os fãs. Crie enquetes para estimular a interação e saber as opiniões. É uma ótima ferramenta para dar notícias rápidas, pois te limita apenas a 140 caracteres por posts. No início, enquanto sua equipe ainda não é muito famosa, é mais fácil o público interagir com os jogadores, pois as pessoas se conectam com outras pessoas mais fácilmente do que com uma marca. Então, incentive que cada jogador tenha sua própria conta individual. Divulgue as streams de seus jogadores, dicas de como jogar melhor, curiosidades dos jogos, enfim... traga informações que eles gostem de saber.


  • Facebook


Te possibilita escrever posts com mais de 140 caracteres. Portanto, você pode usar para dar notícias maiores. Mas não exagere, as pessoas não gostam de ver coisas muito longas e cansativas, afinal, esse é o momento de entreterimento. Você geralmente usa o Facebook para postar coisas mais relevantes, diferente do Twitter, onde você pode fazer postagens mais casuais. De maneira simples, o conteúdo que você compartilha no Facebook pode (e deve) também ser compartilhado em sua página do Twitter, mas nem tudo o que você posta no Twitter deve ser compartilhado no Facebook. Você deve pensar que no Facebook estão os fãs que querem saber apenas as informações mais relevantes. Enquanto no Twitter estão aqueles que estão mais engajados com a equipe e querem interagir, até mesmo sobre outros assuntos. Uma vantagem do Facebook, é que suas páginas possuem um posicionamento muito alto nas pesquisas do Google. Por isso, mesmo que sua equipe não tenha um site, ela pode ser facilmente encontrada em pesquisas, pela sua página do Facebook. No Facebook existem os grupos, que são ótimos lugares para você compartilhar conteúdos de sua equipe (guias, vídeos, streams) para trazer novos fãs. Portanto, compartilhe seus conteúdos.


  • Youtube


Ótima ferramenta para “viralizar” e espalhar o seu conteúdo pela internet. Muitos times ignoram o Youtube, por dar mais trabalho e não acreditar que pode dar resultado. Mas ela é uma das melhores ferramentas conseguir fãs engajados. Faça gameplays, grave tutoriais dando dicas, produza quadros criativos para interagir com os fãs, enfim! Seja criativo! No Youtube, milhões de pessoas, até aquelas que ainda não conhecem sua equipe, podem encontra-la, procurando por outros conteúdos.


  • Stream


Todos os times devem incentivar seus jogadores a streamar, pelo menos uma vez por semana. As streams são provavelmente a melhor forma de se relacionar com os fãs e conseguir novos, pois os jogadores estarão ao vivo. Além disso, dá muito menos trabalho que ter um canal no Youtube, por não precisar de vários programas para gravar e editar. Como geralmente as equipes possuem no mínimo 5 jogadores, ela pode criar um canal próprio, onde cada jogador faz 1 stream por semana. Ou seja, a equipe criará conteúdos rápidos, praticamente todos os dias da semana, sem pesar para ninguém. É muito importante que a equipe tenha seu próprio canal de stream, independente que cada jogador já possuam canais próprios. Assim você manterá os fãs e seguidores mesmo se os jogadores saírem da equipe.


  • Instagram


Uma ferramenta que milhões de pessoas usam e passam grande parte do dia acessando. Porém, é uma ferramenta para times que já têm fãs muito engajados e fiéis, que tenham uma identidade visual muito conhecida. Esses fãs vão querer ver fotos dos seus jogadores preferidos e o que eles estão fazendo no dia-a-dia, até mesmo fora dos jogos. Portanto, é uma grande ferramenta para engajar os fãs.


  • Site


Ter um site da sua equipe também é muito interessante, pois você dará um ar mais profissional e passará uma imagem de time sério. Além disso, o seu site é o seu ambiente, diferente das redes sociais. Apesar de você ter o perfil de sue time em diversas redes sociais, você está limitado aos recursos dessas ferramentas e não poderá fazer muito a mais. Dentro do seu site, você pode trazer conteúdos e notícias para os fãs (gera muito tráfego), informações da equipe (jogos, horário de streams, jogadores, campeonatos, etc), fazer vendas de produtos personalizados, enfim! Em seu site, o céu é o limite.


Formas de Gerar Receita

Depois de gerar entretenimento e se conectar/relacionar com seus fãs, você terá formas de gerar receita para sua equipe. Nós vamos apresentar algumas formas de como gerar receita

pelo marketing de sua equipe. Existem vários formas de se fazer o mesmo e você pode encontrar muitas outras formas usando a criatividade. Aqui estão as mais comuns.





  • Publicidade


Depois de criar um público engajado e conectado com sua equipe, você contará com canais de publicidade (Página do Facebook, Twitter, Youtube, Site, Camisas, etc) onde as empresas vão querer divulgar seus produtos para atingi-los. Você poderá vender espaços desses canais para divulgação de empresas. Outra opção é abrir a publicidade para o Youtube e dentro do seu próprio site. Dessa forma, receberá dinheiro do Google pelo número de visualizações em seus vídeos ou cliques em anúncios dentro do seu site.



  • Patrocínio


Caso você já tenha uma equipe conhecida, muitas empresas vão ter interesse em patrocina-la para ganhar mais visibilidade. Mas para conseguir bons patrocínios, é fundamental a equipe ter uma grande base de fãs e ter muita visibilidade. Além disso, você deve estruturar uma boa apresentação de sua equipe, informando todos os dados, o que ela pode gerar/agregar ao investidor e quanto irá custar esse investimento. Essas informações devem estar muito claras, porque ninguém irá investir em sua equipe se não perceberem o real valor que a mesma pode gerar.


  • Dinheiro de Streams


Quando se tem um canal de stream sólido, sua equipe consegue gerar receita com subscribers e doações. Além disso, torna-se mais um ótimo canal para vender publicidade para empresas.


  • Venda de Itens Personalizados da Equipe


Criar um time com vários fãs e torcedores fiéis, possibilita a venda de itens personalizados, como camisas, bonés e mousepads. Isso dependerá muito do trabalho de marketing da equipe para criar um relacionamento com fãs engajados.


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Esperamos que com esse artigo, nós possamos ajudar várias equipes, que estão começando sua trajetória dentro do esporte eletrônico, a buscarem melhores resultados e possibilidades de crescer. Deixe o seu feedback ou dúvidas nos comentários :)


Aproveite para conhecer também todos os outros artigos do curso: "Como criar e administrar times de sucesso dentro do esporte eletrônico?".

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