Marketing para times de E-Sports - Parte 1


O marketing dentro de equipes de esporte eletrônico tem um papel fundamental para todas aquelas que buscam chegar ao topo. Isso não é mistério para ninguém, afinal, nos últimos anos só se falou de marketing, em todos os lugares. Até parece que o Brasil descobriu esse conceito agora. Um exemplo prático que podemos citar, é o futebol e os clubes brasileiros. De 5 anos para cá, que aparentemente os clubes conheceram o termo “marketing” e sua importância. Faz muito pouco tempo que nossos clubes, de fato, passaram a praticar uma gestão de marketing profissional, de forma a gerar receita e valorização da marca. Isso é algo que já é praticado há muito tempo na Europa e Estados Unidos.


Da mesma forma que clubes de futebol e outros esportes fazem o marketing esportivo, nós devemos fazer dentro de nossos times de esporte eletrônico. Entretanto, não basta apenas ter um "diretor de marketing" em sua equipe, porque 99% das equipes o têm. Acima disso, é necessário ter objetivos de marketing e estratégias bem definidas de como iremos gerar receita com o nosso produto (marca).


Antes de começarmos, é importante entender o que de fato é fazer um marketing de uma equipe ou empresa em geral. Não vamos, aqui, definir o termo de forma complexa, pois existem diversas abordagens do que é o marketing e precisaríamos de um livro inteiro para entender todos os conceitos dessa área. Podemos tirar de Philip Kotler, o pai do marketing contemporâneo, uma das melhores definições do termo.


“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”.


Traduzindo para o nosso meio, de forma prática: marketing é entender o que nosso público (fãs) quer, para então criar e entregar conteúdos que eles desejam consumir (assistir, ler, ver, ouvir), de forma que geremos receita com isso. Você já parou para pensar por que alguma pessoa vai querer seguir sua equipe? Bom, pode haver vários motivos. Eles podem seguir sua equipe por gostarem dos jogadores, dos resultados em campeonatos, acharem o conteúdo que é postado relevante, ou porque esperam ganhar ou aprender alguma coisa. Enfim, existem vários motivos que levam às pessoas virarem fãs de uma equipe. Mas de maneira geral, vocês devem os entreter, para que eles continuem seguindo o seu trabalho.


É comum vermos páginas de times que só postam anúncios de parcerias, contratações de novos jogadores e screenshots de resultados de treinos. Por mais que isso seja interessante, o que a maioria das pessoas pensa é “O que eu ganho com isso?”. Isso não quer dizer que as equipes não devam postar esse tipo de coisa, mas muitas equipes esquecem de fazer o principal, que é entreter o seu público. Ao invés disso, ficam postando coisas que eles não têm interesse em saber.

Muitos diretores de marketing gastam mais tempo buscando parcerias do que criando meios de entreter os fãs e satisfazer suas necessidades. Eles esquecem de cuidar do principal, o público. Imagine times como o Palmeiras e o Flamengo sem sua torcida. O que eles seriam? Apenas marcas fracas, que não conseguiriam dinheiro com ingressos e patrocínios milionários. O mesmo acontece com times de e-Sports. Sem uma base de fãs altamente engajada (não adianta ter número), os times não terão audiência. Sem audiência, a equipe não terá formas de criar receitas para se tornar mais forte. Por isso, muitos diretores de marketing acabam fazendo o caminho inverso do ciclo.


Formas de Entreter os Fãs


Já deu para perceber até aqui que a base de times do esporte eletrônico é o entretenimento. Fidelizar um fã requer que você traga conteúdos que os satisfaçam e supram suas necessidades de se entreter. Para isso você deve pensar fora da caixa e ser criativo para criar conteúdos de qualidade. Não é fácil ganhar a atenção das pessoas, principalmente na internet. Por isso você deve criar conteúdos de altíssima qualidade e observar quais conteúdos os fãs correspondem mais. Listamos algumas formas legais de criar conteúdos. Streams; Vídeos; Tutoriais; Jogue junto com os fãs; Interação; Informações; Sorteios; etc.


Fazer streams é uma das melhores formas de entreter. Crie um canal próprio da equipe e estruture uma grade de lives, onde os jogadores mais carismáticos do seu time joguem em horários e dias certos. Lembre-se que esses jogadores representarão a imagem de sua equipe, então garanta que eles passem a imagem correta. Faça vídeos da equipe em momentos engraçados e dos jogadores dando dicas. Muitas pessoas seguem os times e seus jogadores favoritos para aprender coisas novas e melhorar o seu jogo. Então crie quadros de dicas e tutoriais para ajuda-los.


Promova interação entre a equipe e os fãs. As pessoas gostam de sentir que fazem parte do time. Por isso, interaja a todos os momentos, faça jogos com os fãs, peça sugestões, faça sorteios. Assim, eles se sentirão muito mais valorizados e estarão mais fidelizados à sua equipe

As pessoas também gostam de se manter informadas sobre o seu jogo favorito. Uma ótima opção é criar portais de informações, para atualiza-las em relação a campeonatos, atualizações de patches e novidades. Outra forma é promover sorteios e concursos. São ótimas formas de chamar a atenção e expandir o número de fãs.


Usando a criatividade existem inúmeras formas de entreter o seu público. Mas lembre-se que esse é um trabalho constante de formiguinha. Você não conseguirá um grande engajamento do seu público logo de cara, é natural. Mas constantemente você deve criar novos conteúdos, até virar uma referência e as pessoas criarem o hábito de acessar as páginas da equipe para se entreter.


Ir para a Parte 2


Por ser um assunto um pouco massante e com muito conteúdo, nós dividimos esse artigo em duas partes, para não cansa-los. Nas próximas semanas vamos lançar a segunda parte do artigo, onde iremos contar como se conectar com o seu público e formas de gerar receita com o marketing de sua equipe. Então fiquem de olho, porque a segunda parte está muito bacana! Enquanto isso, deixe o seu feedback ou dúvidas nos comentários :)


Conheça os outros Artigos do Curso: "Como criar e administrar times de sucesso dentro do esporte eletrônico?".

#AdministraçãodeTimes #marketingdeesports #esports #comomontarequipeesports

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Sem-Título-2.png
ARTIGOS EM DESTAQUE
hawkon severus mouse gamer

Faça parte de nossa lista de email para ficar por dentro de todas as novidades da Hawkon e ainda concorrer a prêmios incríveis todos os meses!

Produtos

 

Suporte

 

Prazo de Entrega

Dados da Loja

 

CNPJ: 04.761.933/0001-52

Endereço: Rua Lima e Silva, 617 - Ipiranga

CEP 04215-020

São Paulo-SP

Telefone: (11) 2062-7989

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright 2016 Hawkon Studios - Todos os direitos reservados