Dicas para Buildar com Eficiência no League of Legends


Quando você está iniciando no jogo é natural que fique perdido e não saiba quais itens escolher para construir sua Build. Existem diversos sites na internet, como o Mobafire e o Probuilds, que podem te ajudar no início a construir as primeiras builds até você ficar mais familiarizado com o jogo e os itens existentes. Não há problema algum você copiar builds da internet no começo, mas com o tempo você deve se esforçar para entender o porquê da construção de cada item e saber julgar se essa seria ou não a melhor escolha de acordo com os seus jogos.


Cada partida lhe apresentará situações diferentes, adversários diferentes e necessidades diferentes. Se você apenas copiar builds da internet ou de outros jogadores, você não saberá ao certo se está comprando os melhores itens para determinadas situações. Por isso, você deve conhecer alguns conceitos básicos dos itens para saber construir a build certa para cada situação do jogo.


Conheça todos os Itens do Jogo


Conhecer todos os itens do jogo é imprescindível para você saber buildar com eficiência. Por isso, antes de qualquer coisa, nós recomendamos que você estude detalhadamente cada item. No próprio site do jogo, você encontra a lista de todos os itens do jogo e seus atributos (Link). Aqui na Academia Hawkon nós fizemos um guia muito interessante, explicando detalhadamente quando usar cada item do jogo, acesse aqui.


Parece muito trabalhoso conhecer todos os itens do jogo, mas na realidade a maioria dos jogadores que possuem certa experiência já conhecem cada item naturalmente, apenas jogando. É importante conhecer todos os itens, porque você saberá de novas alternativas para cada tipo de situação encontrada durante as partidas. Caso contrário, você vai continuar comprando sempre os mesmos itens, sem ter noção do porquê de compra-los.


Existem 4 grandes categorias de itens dentro do jogo, e dentro delas, algumas propriedades que fornecem atributos diferentes.


  • Ataque: Dano, Acerto Crítico, Velocidade de Ataque, Roubo de Vida, Vampirismo Mágico, Penetração de Armadura e Penetração Mágica.

  • Defesa: Armadura, Resistência Mágica, Vida e Regeneração de Vida.

  • Magia: Poder de Habilidade, Redução de Tempo de Recarga, Mana e Regeneração de Mana.

  • Misc: Movimentação e Itens Consumíveis (Poções, Wards, Elixires).


Analise as Características do Campeão


Não é mistério para ninguém que a Morgana funciona melhor construindo itens de AP (Poder de Habilidade), o Shen funcione melhor sendo um Tanker ou que a Vayne seja mais forte construindo Dano Físico. Mas porque isso ocorre? Você pode encontrar a resposta para essa pergunta nos próprios atributos de cada campeão. Quando acessamos as informações dos campeões na própria página do League of Legends, encontramos o seguinte quadro:


Repare que o próprio jogo separa as características de cada campeão em 3 atributos: Poder de Ataque (Dano Físico), Poder de Defesa (Vida, Resistencia Mágica/Armadura, Regeneração, etc) e Poder Mágico (Poder de Habilidade). Esse quadro nos mostra quais são os atributos que têm mais sinergia com cada campeão. No caso da Morgana, nós percebemos que os itens de Poder de Habilidade escalonam muito melhor para o campeão do que os itens de Ataque Físico. Podemos observar também que ela possui sinergia com itens de defensivos. A partir dessa análise, entendemos porque itens como Bastão das Eras (Item que fornece AP e Vida) funcionam tão bem com a Morgana. No caso da Vayne, observamos o contrário, ela tem sinergia com itens de Dano Físico. Já o Shen, escalona melhor com itens defensivos.


É claro que não podemos nos basear apenas nesses dados, há outros fatores que podem influenciar na construção de sua build. Você também deve se atentar à função que busca para o seu campeão, e o que o seu time necessita. O Amumu, por exemplo, é um campeão que escalona muito bem com Poder de Habilidade, e de fato nós sabemos que ele fica com muito dano mágico quando buildamos itens de AP para ele. Entretanto, as pessoas costumam fazer ele completamente Tanker, pois dessa forma ele poderá dar mais utilidade ao time com controles de grupo. É uma questão de testarmos builds diferentes. Mas apenas com a analise dos atributos do campeão, podemos ter uma ideia inicial do que pode dar certo ou não.


Como Buildar

Quando conhecer todos os itens do jogo e os atributos do campeão, você provavelmente será capaz de selecionar os itens que serão efetivos para ele. Existirão dezenas de itens que serão úteis para o seu campeão, e já que você poderá comprar apenas 6 itens por partida, terá que escolher quais serão os melhores para cada situação. Nem sempre você vai construir a mesma build para todos os jogos, pois dependendo dos tipos de adversários e as dificuldades que estiver enfrentando, serão necessários itens diferentes.


Saber buildar com eficiência nada mais é do que saber: Quais são os itens que têm melhor sinergia com cada campeão e em Quais situações cada item será mais útil. Entretanto, escolher os itens certos nas horas certas não é tão simples, pois existem alguns fatores e perguntas que você deverá se fazer antes de compra-los.


  1. Que campeão estou jogando e quais itens são efetivos para ele?

  2. Quem é o meu adversário na fase de rotas (LanePhase) e quais itens devo comprar para levar vantagem sobre ele?

  3. Como está o meu jogo? Devo mudar minha estratégia?

  4. Como está formado o time adversário e quais são os melhores itens para responder sua composição?


1) Para a primeira questão, nós já comentamos que devemos conhecer o campeão que estamos usando. Pelos atributos do campeão e suas habilidades, conseguimos determinar se ele tem mais sinergia com itens de AD, AP, Velocidade de Ataque, Vida, etc. Existem alguns itens que funcionam melhor com certos campeões do que outros. Por exemplo, sabemos que comprar a Espada do Rei de Destruído, para a Vayne, é melhor do que a Sedenta Por Sangue, por conta da Velocidade de Ataque concedida, que combina muito bem com suas habilidades. Já para campeões como Graves, que dependem do Dano de Ataque, mais do que a Velocidade de Movimento, a Sedenta Por Sangue é mais efetiva do que a EDRD.


2) Devemos também observar quem vamos enfrentar em nossa fase de rotas (LanePhase). Assim como existem itens que são efetivos com alguns campeões, existem aqueles que podem counterar os adversários. Suponhamos que estamos na Rota Superior (Top Lane) enfrentando uma Riven. Por ser um adversário AD, não faz muito sentido construirmos itens de resistência mágica no early game, a não que esteja tendo problemas sérios com um jungler AP.


3) Por mais que você planeje a sua fase de rotas e construa uma build para enfrentar determinados campeões, sua estratégia pode falhar e as coisas darem errado. Isso é normal, não se preocupe. Mas você deverá repensar em outra estratégia de resposta para essa nova situação. Digamos que você é um Tryndamere, que comprou itens ofensivos para tentar conseguir eliminações no começo do jogo. Entretanto, essa estratégia não funcionou, e agora não está conseguindo nem ficar na lane para farmar, pois está levando poke constantemente. Você pode responder a essa situação construindo Vida e Sustentabilidade para ficar mais tempo na lane e farmar com tranquilidade.


Também pode ocorrer o contrário. Você se deu muito bem na lane e muda sua estratégia, construindo itens para acelerar o seu jogo e conseguir criar um efeito Snowball (fazer sua vantagem crescer mais) contra o seu adversário.


4) Por fim, precisamos lembrar que não jogamos apenas contra um adversário. Você enfrentará diferentes tipos de campeões durante a partida. Voltando para o exemplo da Riven, não podemos construir Armadura para o resto do jogo, porque sabemos que com o passar do jogo enfrentará adversários de diferentes propriedades. Você deve ter a capacidade de identificar quem são as maiores ameaças presentes no time inimigo, e construir itens para enfrenta-los. Ainda, é importante observar as builds que eles estão construído, para prever suas estratégias e responde-las.


Lidando com Situações Comuns do Jogo


Aqui estão listadas algumas situações comuns que você enfrenta durante suas partidas e como elas podem ser lidadas.


  • Caso seja muito pokeado durante a lane e esteja com dificuldades de farmar, é interessante construir itens que te dão sustentabilidade, com Roubo de Vida, Vampirísmo Mágico e Regeneração de Vida, para ficar por mais tempo na lane.

  • Quando você perceber que o time adversário está construindo muita Armadura ou Resistência mágica, para tentar neutralizar o seu dano, você pode optar por construir Penetração de Armadura/Mágica, ao invés de investir em mais Dano/Poder de Habilidade, assim você irá “driblar” a defesa inimiga.

  • Não construa Penetração Mágica/Armadura contra equipes sem Tankers e com pouca Resistência Mágica/Armadura. É indicado construir mais Dano/Poder de Habilidade, ou mesmo construir itens defensivos.

  • Quando for forçado a farmar embaixo de sua torre, você pode comprar itens que facilitem o seu farm, como a Faca de Statikk e a Hidra Raivosa.

  • Se enfrentar campeões que dão dano baseado em sua vida, como a Vayne, você pode construir menos Vida e mais Armadura/Resistência Mágica.

  • Construa itens de Tenacidade ou outros que desabilitem o efeitos de Controle de Grupo, como Passos de Mercúrio, Cadinho de Mikael e Cimitarra Mercurial, quando enfrentar equipes que possuam muitos CCs.

  • Quando for um Mago e enfrentar ADs que causem muito dano Meele (Yasuo, Zed, Kha’zix, etc), você pode comprar uma Ampulheta de Zhonya, para countera-los.

  • Construa itens como o Presságio de Randuin, Coração Congelado e Armadura de Espinhos para parar campeões que causem alto dano com ataques básicos.

(Ajude-nos a aumentar essa lista, deixe sua sugestão nos comentários. Outros jogadores ficarão gratos por compartilhar suas experiências de jogo).

#leagueoflegends #builds #comobuildarlol #dicasparabuildar

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Sem-Título-2.png
ARTIGOS EM DESTAQUE
hawkon severus mouse gamer

Faça parte de nossa lista de email para ficar por dentro de todas as novidades da Hawkon e ainda concorrer a prêmios incríveis todos os meses!

Produtos

 

Suporte

 

Prazo de Entrega

Dados da Loja

 

CNPJ: 04.761.933/0001-52

Endereço: Rua Lima e Silva, 617 - Ipiranga

CEP 04215-020

São Paulo-SP

Telefone: (11) 2062-7989

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright 2016 Hawkon Studios - Todos os direitos reservados