O Poder do Treinamento: Planejando Treinos Eficientes


O desempenho de sua equipe durante campeonatos está proporcionalmente ligado aos treinamentos realizados. Nenhum time chega ao título por acaso, sorte ou por causa de um “talento natural”. Mesmo aqueles jogadores que apresentam extrema facilidade, necessitam de treinamento. O treinamento é o fator principal que vai definir como o seu time se sairá durante os campeonatos. Quanto mais treino e melhor for a qualidade desse treinamento, melhores serão os resultados alcançados.


Antes de iniciar o planejamento de treinos, é importantíssimo, você e todos os integrantes da equipe saberem o valor do treinamento e definirem o foco a se chegar. Jogar profissionalmente requer muito mais esforço do que jogar por diversão, isso não é mistério para ninguém. Entretanto os jogadores parecem se esquecer disso com o tempo. Para alcançar altos níveis de desempenho você precisa treinar arduamente, muito mais do que você estava acostumado quando jogava apenas por diversão. A diferença é que quando você joga por diversão, você pode fazê-lo quando quiser, quando der vontade. Já para jogar profissionalmente, você irá treinar sempre, querendo ou não, terá isso como uma obrigação e trabalho. O esforço para chegar entre os melhores é enorme, por isso você tem que realmente querer e ter certeza que todos os outros integrantes do seu time também querem e estão comprometidos. Isso quer dizer que você deverá "sacrificar" várias coisas de sua vida. Muitas vezes ter que participar de treinos de sua equipe significará deixar de sair com os amigos na sexta anoite ou andar de bicicleta em um domingo à tarde. Existirão sacrifícios e serão eles que mostrarão quem realmente quer chegar lá ou não.


Um estudo realizado por K. Anders Ericsson (1999) mostrou que para uma pessoa realizar uma atividade com maestria são necessárias pelo menos 10 mil horas de prática. Isso corresponde a 3,42 anos praticando a mesma atividade durante 8 horas todos os dias, incluindo sábados e domingos! Isso parece um absurdo se você parar para pensar, mas na verdade é algo realmente necessário se você deseja estar entre os melhores, porque se você não o faz, pode ter certeza que há muitas pessoas que fazem. A boa notícia é que qualquer pessoa que esteja dedicada pode se tornar muito boa em qualquer tipo de atividade ou jogos. O talento natural influencia talvez 1% do sucesso, mas sem a dedicação não representará nada.

Além disso, não é apenas a quantidade de horas que sua equipe dedicará aos treinos que influenciará no desempenho. Os treinos devem ter qualidade e a cada novo treino todos devem estar focado em fazer melhor do que o último. Pouco adianta a equipe realizar treinos e mais treinos se continuam errando as mesmas coisas. Os problemas devem ser identificados e corrigidos a cada novo treino.



Como Planejar os Treinos?


Para um treino ser bem proveitoso ele deve ser planejado. Treinar não quer dizer entrar em uma partida com o seu time e ficar jogando normalmente, pelo menos não se baseia apenas nisso. Existem etapas que as equipes precisam seguir e tentar extrair o máximo de cada uma para evoluir mais rapidamente. Para organizar o treino de uma equipe, primeiramente você deve saber qual será a disponibilidade de tempo que terão juntos. Não existe um tempo ideal que sua equipe deva treinar, ou quantos dias da semana haverá treinos, isso quem vai definir é você de acordo com sua experiência, e claro, com a disponibilidade dos jogadores. Entretanto, vale lembrar que as principais equipes do cenário competitivo treinam mais de 8 horas todos os dias, e são essas equipes que vão disputar com a sua o topo dos campeonatos. Por isso, em nosso artigo de “Dicas de como fazer a seleção dos jogadores para a equipe”, citamos a importância de selecionar jogadores que tenham disponibilidade e compromisso com a equipe.


Sabendo a carga horária disponível para treinar, você agora vai definir um Cronograma de Treinos, semanal ou mensal, dividindo o tempo para os vários tipos de treinos que são importantes para o desenvolvimento de sua equipe.

Quais são os principais tipos de treinos?


Como já citamos acima, treinar não é apenas entrar junto com sua equipe em partidas e esperar a evolução chegar. Existe uma série de técnicas e treinos específicos que ajudarão a melhorar o desempenho.


  • Treino Tático


Os treinos táticos sem sombra de dúvida são os mais maçantes e muitos times ignoram essa etapa do treino. É nada mais nada menos do que treinar os detalhes das partidas. São nos treinos táticos onde serão definidas as estratégias do time e o que cada jogador irá fazer durante as partidas. Sabe aquelas novas jogadas que dão muito certo e que surpreendem a todos em campeonatos? Essas jogadas não saíram do nada. Todas elas foram muito estudadas durante os treinos táticos. É nesse momento que serão corrigidos e treinados vários detalhes do jogo, e a maioria das pessoas não dá a devida importância. Nos treinos táticos a equipe decidirá estratégias diferentes para se invadir a base inimiga, onde jogarão smokes e flashes, onde colocarão as wards, quando farão rotações de lanes, enfim, isso dependerá muito de jogo para jogo, mas em todos existem detalhes a serem estudados e as equipes que aperfeiçoarem melhor cada detalhe sairá na frente.


  • Treino Prático


Definidas as estratégias nos mínimos detalhes, chegou a hora de bota-las em prática. Nesse momento cada jogador deve saber exatamente o que vai fazer durante toda a partida. A equipe deve estar bem concentrada no momento do treino prático. Não adianta treinar conversando sobre outras coisas, o foco deve ser total na partida e no que foi traçado durante os treinos táticos. É muito importante que sua equipe treine sempre contra adversários de nível superiores ou similares. É claro que quando estão testando novas estratégias e composições, não há problema testa-las contra equipes menores ou mesmo contra bots. Mas sua equipe deve sempre treinar com equipes de alto nível que possam de fato testa-los e ensinar novas coisas.


  • Treino Individual


Durante os treinos individuais cada jogador praticará incansavelmente determinados pontos de seu jogo que são demandados pela da equipe. São treinos importantes, onde cada jogador corrigirá seus pontos fracos além de aperfeiçoar a técnica e habilidade individual. É muito importante cada jogador receber feedbacks da equipe e reconhecer os problemas recorrentes para que possam, durante os treinos individuais ou mesmo assistindo vídeos, resolve-los. Apesar de muitos erros serem corrigidos durante os treinos coletivos, os erros individuais são corrigidos em treinos individuais. Por isso é muito importante que todos os jogadores estejam comprometidos com os resultados da equipe e se esforcem para melhorar os pontos fracos.


  • Análise Pós-Jogo


Após cada partida ou treino, é essencial que hajam análises em equipe para que sejam identificados os pontos positivos, que podem ser usados, e os pontos negativos, que devem ser corrigidos. A equipe nunca deve discutir um lance durante a partida, o foco deve ser total no jogo. Caso algo não tenha dado certo, isso deverá ser corrigido após a partida. Por isso, é essencial que os jogos e treinos sejam gravados para serem assistidos posteriormente e cada lance ser analisado com calma. Se o time tiver um técnico, ele poderá fazer anotações para serem discutidos após a partida. Durante as análises surgirão muitos erros, e eles são naturais. A equipe deve encara-los normalmente, pois é a partir da identificação desses erros que haverá evolução e aprendizado. Geralmente as análises pós-jogo apontarão para diversos pontos que deverão ser treinados e praticados nos treinos práticos e individuais futuros. Todos os jogadores devem estar abertos à críticas construtivas e saber transmitir feedbacks aos companheiros com respeito e nunca para ofender ou ridicularizar.


  • Assistir Jogos de Outras Equipes


Sua equipe não pode estar fechada dentro do seu mundo, deve estar atenta aos cenários nacionais e internacionais, acompanhando as novas tendências e outras estratégias que outros times fizeram que deram certo. Mas mais importante do que apenas assistir aos jogos, a equipe deve tentar entender o porquê tais equipes optaram por determinadas estratégias em determinadas situações, e tentar entender, com olhar crítico, se foi a melhor escolha ou não. Acompanhar e entender os jogos de outras equipes que se destacam é uma excelente maneira de aprendizado e enriquecimento tático do seu jogo.


Qual a importância do treinador?


Muitas equipes discutem a real importância de treinadores dentro de equipes do esporte eletrônico. A verdade é que o treinador tem um papel fundamental durante os treinos. A cada treino e jogos realizados é muito importante que tenha alguém que observe o jogo como um todo e perceba cada ponto forte e fraco apresentado. Esse alguém deverá anotar cada um desses pontos para que possam ser passados para o resto do time posteriormente. Os jogadores dificilmente vão conseguir assumir esse papel, e nem devem, pois o foco deles deve ser total para o jogo. Durante a partida nenhum jogador vai conseguir observar o jogo de cada companheiro e perceber o que foi bem executado e o que deve ser corrigido. Por isso, esse é o papel do treinador, garantir que o foco de cada jogador esteja apenas em seu jogo e analisar como melhorar o desempenho da equipe. Ele definirá o que deve ser treinado, avaliará a evolução individual de cada jogador, estudará novas estratégias a serem implementadas ao jogo da equipe, enfim, de maneira geral será o maior conhecedor de como o jogo funciona e o que a equipe deve fazer.



Comunique-se com o seu time


A comunicação é um fator muito importante em todos os jogos de equipe. Não importa se você joga MOBA, FPS, RPG, a comunicação deve ser treinada. Nunca treine sem se comunicar com os companheiros. Use softwares como Teamspeak, RaidCall ou mesmo Skype. Saber o que o companheiro irá fazer e deixar que eles saibam o que você tem em mente é muito importante para que as estratégias sejam bem executadas. A maioria dos jogos são muito rápidos e dinâmicos, por isso os jogadores precisam saber transmitir as mensagens rapidamente e ao mesmo tempo ter certeza que os companheiros entenderão o que você quer dizer. As equipes geralmente desenvolvem linguagens internas que definem exatamente algumas situações específicas dos jogos, locais do mapa ou objetivos com eficiência. Deve-se definir quem será o “Shot Caller”, ou seja, quem tomará as decisões em meio a partida. É muito comum, principalmente em equipes novas, durante momentos de tensão do jogo, todos falarem ao mesmo tempo e ninguém se entender e saber o que fazer. Por isso, o Shot Caller deve ser definido antes das partidas para todos saberem exatamente que decisão seguir. Entretanto, para que esse entrosamento de comunicação aconteça, os jogadores devem praticar constantemente durante os treinamentos.


Esse foi o segundo artigo da série "Como criar e administrar times de sucesso dentro do esporte eletrônico". Nenhum de nossos artigos são estáticos e podem ser melhorados com a ajuda da comunidade. Caso tenha mais recomendações a respeito do assunto sinta-se a vontade para comentar abaixo. Esperamos que essa leitura possa colaborar com a sua evolução no esporte eletrônico. Compartilhe o conteúdo para que outras pessoas também possam ter esse conhecimento.

Acompanhe o primeiro artigo da série, onde falamos sobre a Seleção de Jogadores.

Fiquem ligados para o próximo artigo da série, e caso não queiram perder nada curta a página da Hawkon no Facebook e se inscreva em nossa Newsletter. Grande abraço e até a próxima :)

#AdministraçãodeTimes #treinamentoesports #planejamentodetreinos #comotreinar

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Sem-Título-2.png
ARTIGOS EM DESTAQUE
hawkon severus mouse gamer

Faça parte de nossa lista de email para ficar por dentro de todas as novidades da Hawkon e ainda concorrer a prêmios incríveis todos os meses!

Produtos

 

Suporte

 

Prazo de Entrega

Dados da Loja

 

CNPJ: 04.761.933/0001-52

Endereço: Rua Lima e Silva, 617 - Ipiranga

CEP 04215-020

São Paulo-SP

Telefone: (11) 2062-7989

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright 2016 Hawkon Studios - Todos os direitos reservados