Dicas de como fazer a seleção dos jogadores para a equipe


A seleção dos jogadores que farão parte da sua equipe é um dos primeiros passos a ser tomado. Decidir quem serão aqueles que formarão a equipe junto com você é uma etapa que requer bastante atenção, caso contrário formar times com jogadores errados pode acabar com o seu projeto ou faze-lo estagnar. Se o seu objetivo é formar uma equipe competitiva com pretensões altas, para disputar grandes campeonatos, você deve procurar por jogadores que buscam os mesmos objetivos. Mas se o seu objetivo é apenas formar uma equipe para se divertir, então não se preocupe, afinal vamos só nos divertir!

A formação de um time, de maneira geral, é realizada por dois caminhos:


  1. Você chamará amigos ou jogadores que conheceu durante o jogo para a formar a equipe. Essa é a escolha da grande maioria dos times formados dentro do esporte eletrônico.

  2. Você investirá dinheiro contratando jogadores que jogarão com salários e terão a responsabilidade de defender o seu time.

Vamos levar em consideração que você opte pela primeira opção, porque sabemos que não é nada barato bancar um time inteiro, principalmente no início onde você provavelmente não contará com nenhum patrocinador. Entretanto, é importante ter em mente que em vários momentos você terá que investir do próprio bolso para manter a equipe em crescimento. Mesmo que você consiga montar a melhor equipe com amigos e outros jogadores, a partir do momento que começarem a se destacar no cenário competitivo, os integrantes começarão a ser contratados por outras organizações que paguem salários. Portanto, formar equipes assim como qualquer outro tipo de empresa requer investimentos, que na maioria das vezes serão realizados do próprio bolso, pois você pode não conseguir captar patrocinadores que cubram todos os custos. Mas vamos tratar desse assunto em artigos futuros, vamos seguir para as dicas de seleção de jogadores.


Você provavelmente irá formar um time com amigos, conhecidos ou jogadores que você conheceu online. Não há problema algum em se iniciar por essa forma, entretanto deve se tomar muito cuidado com os integrantes que entrarão para o time e saber separar amizade e negócios. Você deve buscar por jogadores que tenham os mesmo objetivos seus e da equipe. Não adianta nada você traçar como objetivo chegar ao topo do cenário competitivo se os integrantes da equipe querem jogar apenas por lazer aos fins de semana e não têm comprometimento com os resultados. Não leve apenas em consideração as habilidades in-game dos jogadores, saiba analisar também outros fatores que são indispensáveis para o desenvolvimento da equipe. Siga os 5 principais fatores que nós separamos para vocês pensarem na hora de selecionar novos jogadores para a sua equipe.



  • Técnica e Habilidade


Você deve buscar jogadores que estejam em patamares de jogo similares ou superiores da equipe, assim eles agregarão à equipe durante os treinos e todos se desenvolverão juntos, aprendendo com os pontos fortes de cada um. Apesar disso, não leve esse fator como o único ponto relevante durante a escolha de um jogador. Muitas vezes um jogador pode ser muito bom, mas não estar comprometido com a equipe, desrespeita os companheiros, causa vários problemas, etc. Você deve saber pesar na balança os pontos fortes e fracos e avaliar se cada jogador realmente faz bem para a equipe. Para avaliação dos critérios técnicos as equipes promovem normalmente seletivas ou jogam junto várias vezes com cada candidato para descobrir quem corresponde com os requisitos da equipe e se existe sintonia entre os jogadores.


  • Disponibilidade


Selecione jogadores que tenham disponibilidade para os compromissos com a equipe. Isso não quer dizer que você irá só procurar por jogadores que tenham 8-10 horas do dia para treinar com a equipe. Mas após definir os horários de treinos e cronogramas de campeonatos, você deve procurar por jogadores possam participar dos horários acordados. Não adianta você marcar treinos três vezes por semana no período da noite e ter jogadores que estudam ou trabalham durante esse horário. Nunca haverá treino! Selecione jogadores que tenham os mesmos horários disponíveis que você e que possam participar da maioria dos campeonatos. De nada adianta ter o melhor jogador se o mesmo nunca tem tempo para treinar com a equipe, pois ele só estará atrasando a evolução de todos os outros integrantes. Por isso, antes de selecionar um jogador para a equipe saiba se seus horários batem com os horários da equipe.


  • Jogo em equipe


Não apenas saber jogar em equipe, mas conviver em equipe é muito importante. Existem jogadores que individualmente falando são ótimos, mas não conseguem jogar em equipe por diversos motivos. Existem alguns que simplesmente não se encaixam com os outros integrantes. Já outros conhecidos como “jogadores tóxicos”, não fazem nada bem para o ambiente e não conseguem agregar dentro da equipe. Você deve fugir desses jogadores ou saber trabalha-los. Em um time, os jogadores devem estar abertos a críticas construtivas para melhorar o desempenho durante as partidas, assim como saber se portar com os outros integrantes e também dar dicas construtivas. Os treinos e as partidas são geralmente momentos delicados, onde os nervos estão à flor da pele e todos estão com o sangue quente. Nesses momentos as chances de existirem desentendimentos são altas. Portanto, todos os jogadores da equipe devem saber trabalhar e conviver em equipe para que as coisas não fujam do controle. Deve haver respeito entre todos dentro do time. Caso um dos jogadores desestabilize o ambiente, isso refletirá diretamente na evolução da equipe. Antes de selecionar um jogador busque conhecer sua personalidade e deixe bem claro quais são as políticas de convivência da equipe.



  • Comprometimento


Todos os jogadores devem estar comprometidos com os objetivos e resultados da equipe. Os objetivos de cada integrante devem ser os mesmos objetivos da equipe. Se isso não acontecer haverá um cenário similar com uma dupla de remadores que remam para lados opostos. O resultado? Eles não sairão do lugar. O mesmo acontece com times que não têm objetivos alinhados. Cada jogador “remará” para um lado diferente e haverá focos diferentes. Um atrapalhará o desenvolvimento do outro e a equipe não sairá do lugar. Durante a seleção de cada jogador, você deve analisar qual são seus objetivos e buscar aqueles que possuem os similares da equipe.


Esse foi o primeiro artigo da série "Como criar e administrar times de sucesso dentro do esporte eletrônico". Nenhum de nossos artigos são estáticos e podem ser melhorados com a ajuda da comunidade. Caso tenha mais recomendações a respeito do assunto sinta-se a vontade para comentar abaixo. Esperamos que essa leitura possa colaborar com a sua evolução no esporte eletrônico. Compartilhe o conteúdo para que outras pessoas também possam ter esse conhecimento.


Fiquem ligados para o próximo artigo da série, e caso não queiram perder nada curta a página da Hawkon no Facebook e se inscreva em nossa Newsletter. Grande abraço e até a próxima :)

#AdministraçãodeTimes #comofazeraseleçãodejogadoresesports #montarequipe

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Sem-Título-2.png
ARTIGOS EM DESTAQUE
hawkon severus mouse gamer

Faça parte de nossa lista de email para ficar por dentro de todas as novidades da Hawkon e ainda concorrer a prêmios incríveis todos os meses!

Produtos

 

Suporte

 

Prazo de Entrega

Dados da Loja

 

CNPJ: 04.761.933/0001-52

Endereço: Rua Lima e Silva, 617 - Ipiranga

CEP 04215-020

São Paulo-SP

Telefone: (11) 2062-7989

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright 2016 Hawkon Studios - Todos os direitos reservados